A ABRAP utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação, você pode ajustar suas preferências clicando em uma das opções abaixo:
Para maiores informações acesse: Política de Privacidade e Política de Cookies

Logotipo Abrap

Associação Brasileira de Apoio
às Prefeituras e Câmaras Legislativas

Notícias na Abrap

Mudança atende pedido da categoria e beneficiará toda rede de crianças e famílias atendidas pela educação infantil em Itupeva

Prefeitura faz reparação histórica na educação e reconhece Função Docente dos Educadores Infantis

Prefeitura faz reparação histórica na educação e reconhece Função Docente dos Educadores Infantis

Prefeito em exercício Alexandre Mustafá

O dia 16 de fevereiro ficará registrada na história da educação de Itupeva como um dia de superação, coragem e valorização profissional.

A reunião agendada para a noite de quinta-feira seria mais um capítulo de um antigo e complexo pleito das educadoras infantis do município. Mas o evento, no entanto, se tornou um marco na gestão da educação de Itupeva. As profissionais viveram um dos momentos mais importantes de suas vidas, ao ouvirem diretamente do Prefeito em exercício, Alexandre Mustafá, o anúncio da autorização para criação da Lei que prevê o reconhecimento da Função Docente às educadoras infantis, o redenominação de seus cargos para Professores de Desenvolvimento Infantil e beneficiará toda a Rede Municipal de Ensino.

Reunidas no salão do HTPC com o prefeito em exercício Alexandre Mustafá e o secretário de Saúde, Fábio José de Andrade, além de outros representantes da Prefeitura e diversos vereadores de Itupeva, as profissionais conhecerem parte do resultado do trabalho da comissão mista de estudos técnicos, composta por representantes dos Educadores e técnicos da Administração Municipal, que se debruçou sobre a demanda apresentada pelos Educadores Infantis junto à gestão do Prefeito Marcão Marchi. Um processo que se iniciou em 2022, quando o grupo foi recebido pelo Prefeito e o vice e Secretário de Governo Alexandre Mustafá. Da reunião foi determinada a composição de uma comissão de estudos, que construiu o caminho jurídico que permitiu, agora, a autorização para a elaboração de um Projeto Lei, que será encaminhado oportunamente para apreciação da Câmara Municipal.

“O Prefeito Marcão e eu nos debruçamos nos últimos tempos para estudar e entender essa demanda sob todos os aspectos, principalmente as questões jurídicas, que é o que poderiam permitir essa mudança. Tínhamos dois caminhos, um que mostrava os entraves e outro que mostrava que tínhamos alguma possibilidade e foi neste que decidimos avançar. Hoje, depois de muitas reuniões e instruções, é com grande felicidade que eu assino o documento e autorizo a criação do Projeto de Lei. Vamos encaminhá-lo à Câmara, para que seja votado com urgência”, anunciou o prefeito em exercício.

O assessor jurídico da Comissão de Educadores Infantis do Município, Alexandre Mandl, manifestou a posição do grupo: “Brigamos por uma pendência que não é da atual gestão, mas que precisava ser encarada, mudando a perspectiva de assistência para educação. Os gestores em Itupeva nos ouviram e junto a Comissão fomos discutindo democraticamente todos os pontos. A partir deste projeto, a gestão faz uma reparação histórica na vida das educadoras”, declarou.

Sob olhares atentos dos profissionais presentes, representando quase 200 educadoras da rede municipal que atuam com crianças da Educação Infantil nos Centros de Educação Municipal de Itupeva, o secretário Fábio José de Andrade comentou sobre o reenquadramento: “Logo no início da gestão do prefeito Marcão tivemos o primeiro contato com o assunto. A Educação é uma das pastas mais importantes e ocupa quase 65% da quantidade de servidores municipais de Itupeva. Além disso. Por isso, a readequação destes profissionais foi tratada de forma muito cuidadosa e hoje encontramos o melhor caminho para transformar esse sonho em realidade”, explicou Fábio.  De acordo com a Secretaria de Educação, parte considerável do quadro de educadoras em atividade já é formada em Pedagogia. As profissionais que ainda não são deverão se adequar aos critérios da Lei.


Emoção e reconhecimento

Ato seguinte ao anúncio feito por Mustafá, as profissionais vibraram e se emocionaram muito, sentimento manifestado com abraços e lágrimas. Lecy Gabriela dos Santos Sanches, uma das integrantes da Comissão de Educadores Infantil, representou os colegas de profissão. “Essa luta foi árdua, com diversos enfrentamentos, alegrias, desânimos. Mas hoje, a felicidade me consome. Quem está com a gente desde o início sabe que lá atrás, muito tempo atrás, recebíamos muitos ‘nãos’ e, mesmo assim, não desistimos. Temos uma eterna gratidão ao Mustafá, ao Fábio e todos os envolvidos”, afirmou.


Apoio do Legislativo

O presidente da Câmara, Angelin Lorenção, que esteve no encontro ao lado dos vereadores Lucas Fumacinha, Ezequiel Alves, Valdemir Grandão, Marcio Gallo, Eduardo Custódio e Cícera Zanata, avaliou o anúncio histórico: “Esse momento é de muita alegria, não só para vocês, mas para nós vereadores que vamos caminhar e trabalhar para aprovar o projeto do Executivo. No início desse mandato fui procurado por educadoras, com documentos e históricos, solicitando essa adequação e participamos, desde então, dessa discussão que se consolidou hoje. Esse reconhecimento é merecido”, afirmou Lorenção.

“A Educação é a pasta mais importante em uma cidade e eu nunca ouvi nenhuma reclamação sobre o trabalho das educadoras. Estou muito feliz em poder votar pela aprovação deste projeto”, disse o vereador Lucas Fumacinha.

O legislador Ezequiel Alves também parabenizou o movimento e a decisão da prefeitura: “acompanho o crescimento das famílias há mais de 40 anos em Itupeva e reconheço a importância desse primeiro trabalho realizado pela Educação. Parabéns a todos!”, celebrou.

“Como representante da população da Nova Monte Serrat eu posso afirmar que o trabalho das educadoras rende muitos elogios. Parabenizo toda a classe pela conquista! ”, disse Valdemir Grandão.

O vereador Marcio Gallo afirmou: “É com muita felicidade que estamos aqui, hoje, participando desse processo. Só posso declarar meu apoio à causa e parabenizar a todos”.

 O vereador Eduardo Custódio (Duzinho) fez referências pessoais para valorizar a categoria: “Vendo aqui a nossa plateia de hoje percebi que tive a oportunidade de estudar com duas professoras, há anos, e isso mostra a importância da função de vocês. Parabéns!”.

 Já a vereadora Cícera Zanata, exaltou a realização: “É uma emoção muito grande pois um grupo de profissionais se manteve empenhado por muito tempo, de maneira muito pacífica, em ir atrás dos seus direitos, garantindo assim, também, o direito das crianças. As educadoras amam o que fazem e são extremamente humanizadas”, afirmou a vereadora Cícera Zanata.

Agora, com a autorização da gestão municipal, o projeto de Lei será elaborado pela Secretaria de Assuntos Jurídicos e encaminhado para a Câmara Municipal.

 

Fevereiro| 2023

Depto. de Comunicação Prefeitura de Itupeva

 

Fonte: Depto. de Comunicação Prefeitura de Itupeva