A ABRAP utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação, você pode ajustar suas preferências clicando em uma das opções abaixo:
Para maiores informações acesse: Política de Privacidade e Política de Cookies

Logotipo Abrap

Associação Brasileira de Apoio
às Prefeituras e Câmaras Legislativas

Notícias na Abrap

Capital paulista antecipa censo da população em situação de rua para 2021

Capital paulista antecipa censo da população em situação de rua para 2021

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes

A Prefeitura de São Paulo, gestão Ricardo Nunes (MDB), vai antecipar a realização do censo da população em situação de rua para 2021 em decorrência da pandemia de Covid-19. Segundo a SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), o levantamento estava previsto para 2023.

Ainda segundo a pasta, não existe uma data prevista para a pesquisa, mas o resultado final deve ser divulgado em meados de maio de 2022. O pregão para contratar a empresa especializada na pesquisa censitária será realizado nesta quinta-feira (19).

Segundo Berenice Giannella, secretária municipal da SMADS, a medida é necessária para identificação dos impactos da crise sanitária nas pessoas em situação de rua e elaboração de políticas públicas, como subsídios, de acordo com os novos perfis dessas pessoas.

'Não só aumentou a população de rua, mas diversificou. Hoje você tem mais famílias na rua por conta do desemprego e da perda de moradia', diz Giannella.

Segundo a prefeitura, serão três etapas: a contagem, o perfil socioeconômico e identificação das necessidades desta população para elaboração de políticas públicas.

No último levantamento, feito pela Qualitest Ciência e Tecnologia LTDA, empresa do Espírito Santo, a cidade de São Paulo contava com 24.344 pessoas em situação de rua. Destas, 11.693 estavam acolhidas na rede socioassistencial e 12.651 em situação de rua.

Cidade atende mais de 25 mil pessoas em situação de rua

Nesta quinta-feira (19), a Prefeitura de São Paulo inaugurou o Centro de Acolhida em Campo Limpo (zona sul da cidade) e chegou à marca de mais de 25 mil pessoas em situação de rua atendidas.

'Com a inauguração desse centro de acolhida com 200 vagas, passamos de 25 mil pessoas atendidas nos serviços de acolhimento em 104 locais na cidade de São Paulo', diz o prefeito Ricardo Nunes.

No local, segundo a prefeitura, a pessoa acolhida é encaminhada ao leito, tem refeição e banho e é realizada uma escuta qualificada pela equipe técnica para elaborar um plano individual de atendimento. Há também encaminhamentos a outras políticas de saúde, documentação, trabalho, educação entre outros.

'Não é só um local físico que a prefeitura oferece às pessoas em situação de rua, mas um centro para acolher e de orientação para que as pessoas saiam dessa situação de rua, conseguindo sua independência e seu emprego', afirma Nunes.

A SPTrans disponibiliza ônibus em pontos específicos do centro para transportar as pessoas até os Centros de Acolhida. Na Praça da Sé, que leva até o clube Pelezão, o transporte passa às 16h, 17h e 19h. E em direção ao clube Tietê, o transporte sai de três pontos: Pateo do Collegio -16h30 e 18h -, Praça Princesa Isabel - 18h - e Metrô Portuguesa-Tietê - 18h.

Além disso, a cidade estenderá até 30 de setembro deste ano o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, que reforça os trabalhos com a população em situação de rua sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13ºC ou sensação térmica equivalente.

Até o último dia 16 de agosto, a equipe de assistência social realizou 1.390.409 de acolhimentos de pessoas em situação de rua e entregou mais de 50 mil cobertores.

A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita, opções 0 + 3), que funciona 24 horas por dia.

Fonte: Folhapress