Sorocaba avançou dez posições no ranking nacional de 2023, figurando na 12ª posição entre as 100 maiores cidades do País com melhor desempenho em saneamento básico. O Instituto Trata Brasil divulgou, nesta segunda-feira (20), para celebrar o Dia Mundial da Água, a 15ª edição do Ranking do Saneamento, com foco nos 100 maiores municípios brasileiros, que concentram aproximadamente 40% da população nacional.
Desta vez, Sorocaba obteve a nota total geral de 8,84 pontos, sendo que o relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades. A cidade evoluiu muito no quadro, pois, no estudo anterior, do ano 2022 e com base no SNIS 2020, ocupava a 22ª posição, com a nota geral de 8,56 pontos.
Considerando a nota total e comparando com as 27 capitais brasileiras, Sorocaba está à frente de todas elas, exceto de São Paulo. Além disso, levando em consideração os municípios acima de 500 mil habitantes, Sorocaba se encontra na 4ª colocação, sendo que, anteriormente, ocupava a sexta posição.
“Sorocaba desponta na frente de tantos municípios brasileiros, inclusive das capitais, desta vez, se tratando da universalização do tratamento da água e esgoto. A cidade, cada vez mais, é exemplo de sustentabilidade no saneamento básico, o que diretamente está ligado a uma melhor qualidade de vida à população”, enfatiza o prefeito Rodrigo Manga.
Sorocaba é reconhecida, inclusive, entre as cinco cidades que mais evoluíram no ranking, no caso, dez posições. As outras são: Vitória (ES), 12 posições; Vila Velha (ES), 14; Niterói (RJ), 19, e Cuiabá, 23 posições. Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos 100 maiores municípios brasileiros. O levantamento completo avalia 11 indicadores e Sorocaba se manteve em todos os índices também dentro das 12 melhores colocações.
“É um orgulho para Sorocaba iniciar a semana de comemorações do Dia Mundial da Água e Dia do Rio Sorocaba recebendo a notícia de estar entre as 12 melhores cidades do País em desempenho na área de saneamento básico. Estamos vindo em uma crescente, nos últimos anos, e a meta é continuar investindo para que Sorocaba esteja sempre entre as melhores do Brasil”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
INDICADORES
O primeiro indicador é o de atendimento total de água. Sorocaba teve índice de 98,49%, o que faz com que o município esteja entre as 11 melhores notas do País, sendo que, na última edição do ranking, figurava na 17ª posição. A média brasileira é de 84,20%. No segundo indicador, que é atendimento urbano de água, Sorocaba obteve nota 10, dividindo a liderança com as outras 11 cidades.
Outro quesito do Ranking do Saneamento analisa a parcela da população com o serviço de coleta total de esgoto, no qual Sorocaba figura na oitava colocação, com o índice de 98,22%, após avançar 10 posições em relação ao passado, quando estava entre as 18 melhores notas nesse aspecto. Em contrapartida, a média total no Brasil foi de 55,81%.
Há, ainda, o índice de esgoto tratado, no qual Sorocaba trata 90,08% do volume total gerado, o que classifica a cidade entre as oito melhores notas nesse quesito. No ranking anterior, Sorocaba figurava na 18ª posição, sendo que o índice médio no País é de 51,2%. A média dos 100 maiores municípios atinge 63,3%.
Nesta edição de 2023, assim como em anteriores, o Ranking do Saneamento também avaliou três indicadores de perdas (faturamento, distribuição e volumétrica). Em todos eles, Sorocaba figura entre os sete municípios melhores colocados. Tanto é que a autarquia realiza o Programa de Combate, Diminuição e Controle de Perdas, com investimentos constantes, incluindo recursos do Governo Federal, para a realização de ações em todas as regiões da cidade.
Entre as iniciativas realizadas e atualmente em curso, é possível destacar: monitoramento e redução das pressões nas redes de distribuição, por meio de instalações de Válvulas Redutoras de Pressão; setorização dos Centros de Distribuição, com a implantação de macromedidores; fiscalização e combate a ligações clandestinas; troca de hidrômetros, visando minimizar a submedição; troca de antigos caminhões por veículos leves (picapes), para agilizar, ainda mais, a execução das manutenções de vazamento de água; operações de caça-vazamentos e substituição de redes antigas por novas tubulações.
“A atual Administração Municipal e o Saae/Sorocaba estão empenhados e têm trabalhado incessantemente para melhorar, cada vez mais, todos esses índices, na busca pela excelência nos processos e manutenção da qualidade dos serviços prestados à população”, disse o diretor-geral da autarquia.
Fonte: Prefeitura de Sorocaba