A ABRAP utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação, você pode ajustar suas preferências clicando em uma das opções abaixo:
Para maiores informações acesse: Política de Privacidade e Política de Cookies

Logotipo Abrap

Associação Brasileira de Apoio
às Prefeituras e Câmaras Legislativas

Notícias na Abrap

Sorocaba alcança 12º lugar no País com melhor desempenho em saneamento

Sorocaba alcança 12º lugar no País com melhor desempenho em saneamento

Sorocaba avançou dez posições no ranking nacional de 2023, figurando na 12ª posição entre as 100 maiores cidades do País com melhor desempenho em saneamento básico. O Instituto Trata Brasil divulgou, nesta segunda-feira (20), para celebrar o Dia Mundial da Água, a 15ª edição do Ranking do Saneamento, com foco nos 100 maiores municípios brasileiros, que concentram aproximadamente 40% da população nacional.

Desta vez, Sorocaba obteve a nota total geral de 8,84 pontos, sendo que o relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades. A cidade evoluiu muito no quadro, pois, no estudo anterior, do ano 2022 e com base no SNIS 2020, ocupava a 22ª posição, com a nota geral de 8,56 pontos.

Considerando a nota total e comparando com as 27 capitais brasileiras, Sorocaba está à frente de todas elas, exceto de São Paulo. Além disso, levando em consideração os municípios acima de 500 mil habitantes, Sorocaba se encontra na 4ª colocação, sendo que, anteriormente, ocupava a sexta posição.

“Sorocaba desponta na frente de tantos municípios brasileiros, inclusive das capitais, desta vez, se tratando da universalização do tratamento da água e esgoto. A cidade, cada vez mais, é exemplo de sustentabilidade no saneamento básico, o que diretamente está ligado a uma melhor qualidade de vida à população”, enfatiza o prefeito Rodrigo Manga.

Sorocaba é reconhecida, inclusive, entre as cinco cidades que mais evoluíram no ranking, no caso, dez posições. As outras são: Vitória (ES), 12 posições; Vila Velha (ES), 14; Niterói (RJ), 19, e Cuiabá, 23 posições. Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos 100 maiores municípios brasileiros. O levantamento completo avalia 11 indicadores e Sorocaba se manteve em todos os índices também dentro das 12 melhores colocações.

“É um orgulho para Sorocaba iniciar a semana de comemorações do Dia Mundial da Água e Dia do Rio Sorocaba recebendo a notícia de estar entre as 12 melhores cidades do País em desempenho na área de saneamento básico. Estamos vindo em uma crescente, nos últimos anos, e a meta é continuar investindo para que Sorocaba esteja sempre entre as melhores do Brasil”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

INDICADORES

O primeiro indicador é o de atendimento total de água. Sorocaba teve índice de 98,49%, o que faz com que o município esteja entre as 11 melhores notas do País, sendo que, na última edição do ranking, figurava na 17ª posição. A média brasileira é de 84,20%. No segundo indicador, que é atendimento urbano de água, Sorocaba obteve nota 10, dividindo a liderança com as outras 11 cidades.

Outro quesito do Ranking do Saneamento analisa a parcela da população com o serviço de coleta total de esgoto, no qual Sorocaba figura na oitava colocação, com o índice de 98,22%, após avançar 10 posições em relação ao passado, quando estava entre as 18 melhores notas nesse aspecto. Em contrapartida, a média total no Brasil foi de 55,81%.

Há, ainda, o índice de esgoto tratado, no qual Sorocaba trata 90,08% do volume total gerado, o que classifica a cidade entre as oito melhores notas nesse quesito. No ranking anterior, Sorocaba figurava na 18ª posição, sendo que o índice médio no País é de 51,2%. A média dos 100 maiores municípios atinge 63,3%.

Nesta edição de 2023, assim como em anteriores, o Ranking do Saneamento também avaliou três indicadores de perdas (faturamento, distribuição e volumétrica). Em todos eles, Sorocaba figura entre os sete municípios melhores colocados. Tanto é que a autarquia realiza o Programa de Combate, Diminuição e Controle de Perdas, com investimentos constantes, incluindo recursos do Governo Federal, para a realização de ações em todas as regiões da cidade.

Entre as iniciativas realizadas e atualmente em curso, é possível destacar: monitoramento e redução das pressões nas redes de distribuição, por meio de instalações de Válvulas Redutoras de Pressão; setorização dos Centros de Distribuição, com a implantação de macromedidores; fiscalização e combate a ligações clandestinas; troca de hidrômetros, visando minimizar a submedição; troca de antigos caminhões por veículos leves (picapes), para agilizar, ainda mais, a execução das manutenções de vazamento de água; operações de caça-vazamentos e substituição de redes antigas por novas tubulações.

“A atual Administração Municipal e o Saae/Sorocaba estão empenhados e têm trabalhado incessantemente para melhorar, cada vez mais, todos esses índices, na busca pela excelência nos processos e manutenção da qualidade dos serviços prestados à população”, disse o diretor-geral da autarquia.

Fonte: Prefeitura de Sorocaba