A ABRAP utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação, você pode ajustar suas preferências clicando em uma das opções abaixo:
Para maiores informações acesse: Política de Privacidade e Política de Cookies

Logotipo Abrap

Associação Brasileira de Apoio
às Prefeituras e Câmaras Legislativas

Notícias na Abrap

Curitiba celebra a marca de 1 milhão de refeições servidas pelo Mesa Solidária

Curitiba celebra a marca de 1 milhão de refeições servidas pelo Mesa Solidária

O programa Mesa Solidária, que completou três anos de existência em dezembro do ano passado, alcançou, nesta terça-feira (21/3), o número de 1 milhão de refeições gratuitas servidas para pessoas em situação de vulnerabilidade em Curitiba. A marca foi celebrada em evento na Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo.

O prefeito Rafael Greca agradeceu a todos que trabalharam para que o Mesa Solidária chegasse ao número expressivo.

“É com imensa alegria que nós chegamos a esta marca que é a marca que desejamos para Curitiba. A marca da compaixão, da solidariedade e da dignidade que as Mesas Solidárias trazem para as pessoas em situação de rua”, disse o prefeito.

“Quero agradecer aos apoios valorosos do voluntariado das igrejas, ONGs da sociedade civil e demais entidades que, somadas às famílias como os Casillo, ajudam a tornar a sociedade melhor”, completou Greca.

Na ocasião o prefeito Rafael Greca assinou a renovação do convênio de cooperação entre a Prefeitura de Curitiba e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para os cursos das Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional nas unidades Patricia Casillo e Dom Bosco.

A celebração também contou com um almoço feito pela chef Manu Buffara e oferecido para as entidades e convidados presentes.

3 ANOS DE TRABALHO

Desde o primeiro servimento, na véspera do Natal em 23 de dezembro de 2019, até esta terça-feira (21/3), se passaram 1.185 dias de trabalho e solidariedade. Mesmo durante a pandemia da covid-19 o programa não parou.

Já participaram do Mesa Solidária 123 entidades sociais, grupos sociais e de voluntários. Considerando a média de dez voluntários por organização, é possível afirmar que mais de 1.200 pessoas já se voluntariaram junto ao programa que garantiu, em média, mais de mil refeições por dia nos três espaços: o Restaurante Popular da Praça Rui Barbosa (Centro), o Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral (Centro), e o novo ponto na Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, inaugurado em março de 2022.

Uma das primeiras entidades a aderir ao Mesa Solidária foi o Terreiro de Umbanda Vovó Benta. A dirigente geral do terreiro, Lilian Maria Dallastra, foi uma das homenageadas pela prefeitura representando todas as mais de 70 entidades. “Desde o início entendemos o projeto da prefeitura que oferecia a organização e, o mais importante, locais limpos e com condições dignas para consumir o alimento. Somos muito gratos pelo apoio que recebemos do Mesa Solidária para que possamos ajudar as pessoas que mais precisam”, disse Lilian Dallastra.

O programa da Prefeitura é uma ação conjunta de órgãos da administração, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com mais de 70 entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua) que adquirem, preparam e servem os alimentos.

Fonte: Prefeitura de Curitiba